Comunicado nº. 14

COMUNICADO n.º 14

Prezados Santacombadenses e Amigos/as.

Na sequência de comunicados anteriores da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão e cumprindo o prometido dever de informar, comunicamos que:

A Santa Casa da Misericórdia tem vindo a efetuar, em colaboração com a Segurança Social, testagens periódicas a todos os Colaboradores da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Cozinha e Lavandaria.

Em resultado destes testes, 3 Colaboradoras da ERPI e 1 Colaboradora da Lavandaria acusaram positivo à COVID-19.

Em face do que precede, cumprindo o Plano de Contingência e as medidas dispostas nas normativas e orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), estabelecemos contatos com as entidades competentes, cabendo em primeira instância à DGS a liderança e a condução deste processo, estando também desde o primeiro minuto em sintonia com a Autoridade de Saúde Local.

A Autoridade de Saúde Local determinou testar todos os Colaboradores das valências ERPI, SAD, Cozinha e Lavandaria, bem como todos os Utentes da ERPI, durante o dia de amanhã.

Cabe-nos agora, aguardar os resultados, para agir em estreita colaboração com a Autoridade de Saúde e Corpo Clínico da Santa Casa, que desde o primeiro dia nos acompanha nesta batalha de contornos estranhos e difíceis e em que todos somos diariamente postos à prova, ao vermo-nos confrontados com situações jamais imaginadas.

Aproveitamos este momento para manifestar uma palavra amiga, de conforto e solidariedade às Colaboradoras, esperançados na tão desejada recuperação.

Continuaremos sempre que se justifique, a comunicar todos os dados que reputemos relevantes, no decorrer deste processo.

Como tem sido apanágio desta Instituição, continuaremos a praticar as medidas preventivas implementadas, prosseguindo cada vez mais cuidadosos/vigilantes, na defesa dos nossos utentes, famílias e comunidade.

Santa Comba Dão, 12 de Janeiro de 2021

Atenciosamente

Pela Mesa Administrativa,

O Provedor,